Educação Infantil
A Proposta Curricular de Educação Infantil, além de promover o desenvolvimento integral da criança, contempla princípios éticos, políticos e estéticos assim entendidos: éticos, a formação do aluno para o exercício progressivo da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; políticos, a formação do aluno para o exercício progressivo dos direitos e dos deveres da cidadania, da criticidade e do respeito à ordem democrática; estéticos, a formação do aluno para o exercício progressivo da sensibilidade, da criticidade, da ludicidade e da diversidade das manifestações artísticas e culturais.
Conforme estudos de Jean Piaget, “a criança adapta-se sempre de modo mais sólido e complexo e, à medida em que se desenvolve, aprende.” Estudos sobre desenvolvimento infantil deixam evidentes a real importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. A Educação Infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo e no aprendizado da criança.
“O conhecimento lógico-matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos”.
Piaget (1978),
É na Educação Infantil que os pequenos começarão a se conhecer e a conhecer o outro, a se respeitar e a respeitar o outro, a desenvolver suas habilidades e construir conhecimento. Assim, a preocupação do CENE em oferecer à criança "o direito de ampliar sua perspectiva de mundo", através de um ambiente seguro e estimulante para desenvolver suas habilidades cognitivas e sociais.
O currículo, ressignificando toda ação educativa da Unidade Escolar, envolve o conjunto de decisões e ações voltadas para os objetivos educacionais, e se organiza da seguinte forma:
I - Na Formação Pessoal e Social:
• Identidade e autonomia;
• Grupos sociais;
• Natureza e sociedade;
• Diversidade;
• Valores;
II - No Conhecimento de Mundo:
• Linguagem Oral e Escrita;
• Diferentes linguagens/leitura de imagens;
• Pensamento lógico-matemático;
• Meio Físico e Social;
• Ciências e Saúde;
• Inglês;
• Apreciação musical/fazer artístico;
• Artes Visuais;
• Movimento;
• Informática Educacional: O computador será utilizado como uma ferramenta, auxiliando o aprendizado dos conteúdos dos diferentes componentes curriculares, contribuindo de maneira lúdica na formação da criança.