Nossa História

   O CENE - CENTRO EDUCACIONAL NOVA ESCOLA, foi fundado em 21 de janeiro de 2016, pelos Professores Celso Gomes Ribeiro e Lucia Elena da Silva Souza. Resultado de um trabalho coletivo, na busca de metas comuns para intervir na comunidade e arredores, o CENE traduzia a necessidade de mudanças. Após análise, reflexões e reuniões e embasados em dados concretos, começamos a transformar as ideias em realidade.

   Partimos dos nossos sonhos, das nossas convicções e experiências.

   Tudo que é novo instiga, provoca frio na barriga, mas, ao mesmo tempo, é estimulante e motivador. Nesse sentido, prevemos todas as atividades da escola, do pedagógico ao administrativo, construindo um espaço democrático capaz de contemplar os anseios da comunidade ao qual a escola está inserida.

   O CENE é uma escola pequena com infraestrutura moderna, salas de aula arejadas e climatizadas e com boa iluminação. O prédio foi adaptado, através de um projeto arrojado, visando um espaço que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista a formação ampla dos alunos.

   A escola nasceu pequena em espaço físico, porém imensa em comprometimento, flexibilidade, coletividade, pluralidade, participação, articulação e qualidade pedagógica. Neste contexto, o CENE traduz a história de uma NOVA ESCOLA, a NOSSA ESCOLA.

   Idealizamos um espaço onde o aluno exerça a sua criatividade e sinta-se protagonista da construção do seu conhecimento. Que o professor desenvolva seu trabalho pautado no princípio da formação de valores éticos e morais.

   Ressaltamos que a escola não está pronta, mas tão somente reflete uma parte da caminhada que pretendemos seguir.

   Pensamos a “educação” como algo maior, quando se trata de sua relação com o homem e nos alicerçamos em Paulo Freire quando ele nos afirma que “a educação só é possível para o homem, porque este é um ser inacabado e sabe de sua incompletude, pois ela, a educação, implica em uma busca realizada por um sujeito, que é o próprio homem, ou seja, ele o próprio homem, deve ser sujeito de sua história, e não ser objeto dela”.

   A partir deste ponto de vista, o grande desafio da educação, mais do que em qualquer outra época, é o diálogo e o desenvolvimento da capacidade argumentativa. E a NOVA ESCOLA tem como maior desafio o ensinar a pensar. A UNESCO, através do Relatório Jacques Delors cita a Educação como “um tesouro a descobrir”. E nós, educadores do CENE, comungamos da mesma ideia, quando almejamos as quatro competências que a educação precisa desenvolver:

   Aprender a ser, Aprender a conviver, Aprender a fazer e Aprender a aprender.

   Parafraseando com o texto de PAULO FREIRE, ESCOLA É O LUGAR ONDE SE FAZ AMIGOS. A NOVA ESCOLA é o lugar onde se faz amigos. “Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade de ninguém.”

   A atmosfera e o ambiente nem sempre foram favoráveis. Mas temos o componente mágico simbólico, que contagia e cimenta a confiança de todos os que se envolvem na concretização deste projeto desafiador. As pessoas que o defendem têm comprovada competência e legitimidade para vê-lo deslanchar, mas como já dizia o grande mestre:

“Se as condições forem favoráveis, venceremos. Se as condições forem desfavoráveis, ainda assim venceremos. E se, de tudo, as condições forem totalmente desfavoráveis mesmo assim estaremos no páreo".
Ayrton Senna