Filosofia da Escola

 Pensamos a “educação” como algo maior, quando se trata de sua relação com o homem e nos alicerçamos em Paulo Freire quanto nos afirma que “a educação só é possível para o homem, porque este é um ser inacabado e sabe de sua incompletude, pois ela, a educação, implica em uma busca realizada por um sujeito, que é o próprio homem, ou seja, ele o próprio homem, deve ser sujeito de sua história, e não ser objeto dela”.

   A partir deste ponto de vista, o grande desafio da educação, mais do que em qualquer outra época, é o diálogo e o desenvolvimento da capacidade argumentativa. E a NOVA ESCOLA tem como maior desafio o ensinar a pensar.  A UNESCO, através do Relatório Jacques Delors cita a Educação como “um tesouro a descobrir”. E nós, educadores do CENE, comungamos da mesma ideia, quando almejamos as quatro competências que a educação precisa desenvolver: 

Aprender a ser, que significa ajudar o jovem a desenvolver a identidade e a autoestima, autoconfiança, autoconceito, autodeterminação, aprendendo a ser ele mesmo.

  • Aprender a conviver, que significa ajudar os jovens a desenvolverem as relações inter-pessoais e comunitárias, relações de cidadania, de urbanidade, de solidariedade, de construção coletiva, de ação comunicativa, de conhecer e reconhecer o outro de forma comunicativa,  aprendendo a conviver.
  • Aprender a fazer, que significa possibilitar ao aluno adquirir habilidades básicas e específicas de gestão e empregabilidade, de se tornar hábil para encarar o mercado de trabalho de bens e serviços, aprendendo a fazer.
  • Aprender a aprender, que significa possibilitar o aprender a buscar a sua própria maneira de aprender, de conhecer o conhecer. Que significa acessar informações de todas as formas: na biblioteca, na enciclopédia, no dicionário, nos periódicos, na rede de computadores; “sair da escola como um caçador de conhecimentos”.

   Além disso, um grande desafio para a nova escola de Quissamã é despertar a capacidade dos alunos trabalharem em grupo, o que significa fazer e possibilitar um processo de interação para a construção de novos conhecimentos, estimulando o desenvolvimento de alternativas e de soluções. 

   Aprender a fazer e aprender a aprender se aprende em sala de aula, no laboratório, nas oficinas, dentro e fora da escola, na interação com a realidade contextual objetiva e subjetiva. O aprender a ser e o aprender a conviver serão possibilitados na escola, por meio de práticas e de convivências não docentes.

Além dos aspectos acima, o CENE cria uma identidade própria onde oferece:

  • trabalho embasado conceitualmente, estruturado com materiais didático-

pedagógicos, rede física adequada e realização de atividades socioculturais.

  • tempos e espaços curriculares ampliados e diversificados com a atuação de profissionais da educação, sob o propósito de construir coletivamente uma escola de qualidade social; 
  • abordagem didático-pedagógica norteada pelo o projeto político-pedagógico; 
  • Matriz curricular compreendida como recurso propulsor de movimento, dinamismo curricular e educacional; 
  • organização da matriz curricular que subsidie a gestão do currículo escolar; 
  • diferentes formas de organizar o trabalho pedagógico; 
  • liderança da Equipe Gestora, mas que dialogue com todos os envolvidos no processo educacional;
  • envolvimento dos alunos em atividades curriculares e extracurriculares;
  • definição de padrões de aprendizagem claros e bem definidos; 
  • mecanismos e instrumentos de avaliação efetivos;
  • controle frequente e efetivo do progresso do aluno;
  • programas especiais para alunos com dificuldades de aprendizagem;
  • crença nas potencialidades dos alunos;
  • objetivos e metas claros, compartilhados pela equipe escolar;
  • ambiente atrativo e seguro;

 

Missão

  • Oferecer uma Educação de qualidade, pautada nos princípios de uma democracia participativa, tornando-se um espaço onde os alunos sejam capazes de agir, pensar, com autonomia articulando-se na sociedade com responsabilidade e acreditando nas suas potencialidades.
  • Proporcionar ao educando desenvolvimento intelectual, emocional, físico e social, ajudando a construir além da aprendizagem, valores baseados nos ideais de solidariedade humana, respeito e amor ao próximo, garantindo-lhes assim a oportunidade do real exercício da cidadania e preparando-os para o futuro sucesso no âmbito educacional e pessoal.

 

Visão de Futuro

  • Ser uma escola de referência em nosso município, pela qualidade de ensino, competência profissional de nossa equipe, caracterizada por uma forma inovadora de educar, criando e aprofundando novas metodologias e usando coerência entre discurso e prática.
  • Ser uma escola reconhecida em todo território nacional pela qualidade de nossas práticas educativas, pelo trabalho participativo, comprometido, criativo e inovador de nossa equipe, e pelo respeito aos nossos alunos, pais e comunidade.

 

Valores

  • Ética 

Ser uma instituição de ensino educacional fundamentada em uma postura íntegra, justa, honesta, valorizando a verdade, o respeito e o diálogo. 

  • Responsabilidade e justiça

Agir sem discriminar as pessoas, tratando-as de forma personalizada, com imparcialidade e respeitando as diferenças individuais. 

  • Responsabilidade Social

Agir de maneira consciente e responsável com as questões sociais e ambientais, buscando um relacionamento sustentável com o ambiente ao qual está inserido e com o planeta.

  • Profissionalismo e Cooperação

Atuar de forma organizada e planejada, valorizando o trabalho em equipe e a ajuda mútua.

  • Confiabilidade

Ser uma instituição que inspire segurança e credibilidade, da qual todos tenham orgulho de participar. 

  • Coerência

Agir sempre no sentido de cumprir a nossa missão respeitando os valores em que acreditamos.

  • Qualidade

Estimular a inovação e a criatividade de forma planejada e integrada, com foco na qualidade e nos resultados.