Filosofia da Escola
Pensamos a “educação” como algo maior, quando se trata de sua relação com o homem e nos alicerçamos em Paulo Freire quanto nos afirma que “a educação só é possível para o homem, porque este é um ser inacabado e sabe de sua incompletude, pois ela, a educação, implica em uma busca realizada por um sujeito, que é o próprio homem, ou seja, ele o próprio homem, deve ser sujeito de sua história, e não ser objeto dela”.
A partir deste ponto de vista, o grande desafio da educação, mais do que em qualquer outra época, é o diálogo e o desenvolvimento da capacidade argumentativa. E a NOVA ESCOLA tem como maior desafio o ensinar a pensar. A UNESCO, através do Relatório Jacques Delors cita a Educação como “um tesouro a descobrir”. E nós, educadores do CENE, comungamos da mesma ideia, quando almejamos as quatro competências que a educação precisa desenvolver:
Aprender a ser, que significa ajudar o jovem a desenvolver a identidade e a autoestima, autoconfiança, autoconceito, autodeterminação, aprendendo a ser ele mesmo.
- Aprender a conviver, que significa ajudar os jovens a desenvolverem as relações inter-pessoais e comunitárias, relações de cidadania, de urbanidade, de solidariedade, de construção coletiva, de ação comunicativa, de conhecer e reconhecer o outro de forma comunicativa, aprendendo a conviver.
- Aprender a fazer, que significa possibilitar ao aluno adquirir habilidades básicas e específicas de gestão e empregabilidade, de se tornar hábil para encarar o mercado de trabalho de bens e serviços, aprendendo a fazer.
- Aprender a aprender, que significa possibilitar o aprender a buscar a sua própria maneira de aprender, de conhecer o conhecer. Que significa acessar informações de todas as formas: na biblioteca, na enciclopédia, no dicionário, nos periódicos, na rede de computadores; “sair da escola como um caçador de conhecimentos”.
Além disso, um grande desafio para a nova escola de Quissamã é despertar a capacidade dos alunos trabalharem em grupo, o que significa fazer e possibilitar um processo de interação para a construção de novos conhecimentos, estimulando o desenvolvimento de alternativas e de soluções.
Aprender a fazer e aprender a aprender se aprende em sala de aula, no laboratório, nas oficinas, dentro e fora da escola, na interação com a realidade contextual objetiva e subjetiva. O aprender a ser e o aprender a conviver serão possibilitados na escola, por meio de práticas e de convivências não docentes.
Além dos aspectos acima, o CENE cria uma identidade própria onde oferece:
- trabalho embasado conceitualmente, estruturado com materiais didático-
pedagógicos, rede física adequada e realização de atividades socioculturais.
- tempos e espaços curriculares ampliados e diversificados com a atuação de profissionais da educação, sob o propósito de construir coletivamente uma escola de qualidade social;
- abordagem didático-pedagógica norteada pelo o projeto político-pedagógico;
- Matriz curricular compreendida como recurso propulsor de movimento, dinamismo curricular e educacional;
- organização da matriz curricular que subsidie a gestão do currículo escolar;
- diferentes formas de organizar o trabalho pedagógico;
- liderança da Equipe Gestora, mas que dialogue com todos os envolvidos no processo educacional;
- envolvimento dos alunos em atividades curriculares e extracurriculares;
- definição de padrões de aprendizagem claros e bem definidos;
- mecanismos e instrumentos de avaliação efetivos;
- controle frequente e efetivo do progresso do aluno;
- programas especiais para alunos com dificuldades de aprendizagem;
- crença nas potencialidades dos alunos;
- objetivos e metas claros, compartilhados pela equipe escolar;
- ambiente atrativo e seguro;
Missão
- Oferecer uma Educação de qualidade, pautada nos princípios de uma democracia participativa, tornando-se um espaço onde os alunos sejam capazes de agir, pensar, com autonomia articulando-se na sociedade com responsabilidade e acreditando nas suas potencialidades.
- Proporcionar ao educando desenvolvimento intelectual, emocional, físico e social, ajudando a construir além da aprendizagem, valores baseados nos ideais de solidariedade humana, respeito e amor ao próximo, garantindo-lhes assim a oportunidade do real exercício da cidadania e preparando-os para o futuro sucesso no âmbito educacional e pessoal.
Visão de Futuro
- Ser uma escola de referência em nosso município, pela qualidade de ensino, competência profissional de nossa equipe, caracterizada por uma forma inovadora de educar, criando e aprofundando novas metodologias e usando coerência entre discurso e prática.
- Ser uma escola reconhecida em todo território nacional pela qualidade de nossas práticas educativas, pelo trabalho participativo, comprometido, criativo e inovador de nossa equipe, e pelo respeito aos nossos alunos, pais e comunidade.
Valores
- Ética
Ser uma instituição de ensino educacional fundamentada em uma postura íntegra, justa, honesta, valorizando a verdade, o respeito e o diálogo.
- Responsabilidade e justiça
Agir sem discriminar as pessoas, tratando-as de forma personalizada, com imparcialidade e respeitando as diferenças individuais.
- Responsabilidade Social
Agir de maneira consciente e responsável com as questões sociais e ambientais, buscando um relacionamento sustentável com o ambiente ao qual está inserido e com o planeta.
- Profissionalismo e Cooperação
Atuar de forma organizada e planejada, valorizando o trabalho em equipe e a ajuda mútua.
- Confiabilidade
Ser uma instituição que inspire segurança e credibilidade, da qual todos tenham orgulho de participar.
- Coerência
Agir sempre no sentido de cumprir a nossa missão respeitando os valores em que acreditamos.
- Qualidade
Estimular a inovação e a criatividade de forma planejada e integrada, com foco na qualidade e nos resultados.